Um vagão em 1995

unnamed

Wal, Carla, eu, Cris e Lu

Uma foto que caiu na rede nesses dias, postada por uma colega jornalista, remexeu meu baú de memórias. As lembranças provocadas por aquele registro me trouxeram de novo a esta estação. Embarquei mais uma vez neste Expresso. Meu bilhete marca 20 de março de 2014, 1 ano e três dias depois do meu último embarque.

No antigo retrato, uma jovem de 26 anos. Cabelos cor de fogo, sorriso largo. O preto do vestido, escolhido especialmente para a ocasião, era a cor para aquele especial registro, que trouxe para perto de mim companheiros da mesma viagem: Carla, Cristiane, Luisa e Walderes – cuja Páscoa completou três meses esta semana, dia 17 de março. Dia de muitas nuvens no céu e muita água caindo de lá. Como a chorar nossa saudade.

Aquele registro marcaria uma nova etapa em nossas vidas. Com 26 anos, eu passei a ter um diploma nas mãos. Na verdade, era bem mais que isso. Com 26 anos, eu passei a ter um diploma e uma profissão que me levou a ver como nunca antes.

Quinze anos se foram, dentro e fora das redações. O Jornalismo me ensinou a ser melhor, em muitos aspectos. Em contato com belezas e mazelas, inevitável não investigar-se a si próprio. Eu o fiz nesse tempo de aprendizado, acima de tudo.

Sou tomada por muitos sentimentos quando olho para trás e não consigo me ver tendo feito outra coisa com meu suor, que não contado e recontado histórias reais.

Luisa, Cris, Carla, Wal – que não está aqui, mais, para comungar conosco desta mesma paixão – e todos os demais amigos jornalistas que embarcaram também naquele vagão em 1995: nossa viagem tem sido bem bonita…

Deixe um comentário

